top of page

Oligopólio

   É a prática de mercado em que a oferta de um produto ou serviço, que tem vários compradores, é controlada por pequenos grupo de vendedores. Neste caso, as empresas tornam se interdependentes e guiam suas políticas de produção de acordo com a política das demais empresas por saberem que, em setores de pouca concorrência, a alteração de preço ou qualidade de um afeta diretamente os demais.

   O oligopólio força uma batalha diplomática ou uma  competição em estratégia. O objetivo é antecipar-se ao movimento do adversário para combatê-lo de forma mais eficaz. O preço tende a variar no nível mais alto. Podem ser citados como exemplos de setores oligopolizados no Brasil o automobilístico e o de telefonia.

Mercado de Automoveis

   No mercado nacional de automoveis, 5 empresas detem aproximadamente 72% do setor, são elas a líder Fiat 20,97%, GM 17,39%, Volkswagen 17,32%, Ford 9,26% e Renault 7,13%. Desde 2010 quando desbancou a Volkswagen do topo, a Fiat se mantem na liderança do mercado nacional, isso deve-se a renovação de modelos já conhecidos como o Palio e Uno, além de investir em S.U.V., com o Freemont, elevando seus veículos a outro nível de design e sofisticação.

  No mercado internacional, a situação já é diferente em 2009 GM liderava, logo após Toyota assumiu o posto por 5 anos, mas atualmente Volkswagen com 9.9 milhões de unidades vendidas ultrapassou a Toyota que ficou com 9.8 milhões vendidas em 2014.

   A participação de mercado internacinal é a seguinte:

 - Volkswagen 16,48%;

 - Toyota 15,16%;

 - GM 12,80%;

 - Hyundai 11,71%;

 - Ford 9,77%;

 

   As demais empresas repartem os outros 35% restantes do mercado. Consate-se que tanto no mercado interno quanto no mercado global, existe um oligopólio presente neste setor da econômia.

 

 

 

Telefônia

   No ramo de telecomonicações, existem 4 empresas que dominam o setor no Brasil, com aproximadamente 99% do mercado. O que ocasiona com que existam poucas opções ao consumidor, que torna conveniente as operadoras, afinal dispõem de planos e preços semelhantes, o que não significa eficiência, basta ver o número de processos no procon. 

  Esse oligopólio retrata, a grande maioria do mercado de bens e serviços, onde temos muitos recursos e participações no mercado, na mão de poucas empresas, o que gera uma "zona de conforto", e a qualidade destes serviços tendém a se manter estagnadas. 

  A tendência é de que permaneça desta forma, afinal a Anatel que controla esses serviços. Sendo necessário uma serie de recomendações a serem seguidas.

Setor Bancário

   Recentemente o Bradesco adquiriu o HSBC no Brasil, diminuindo para 5 o número de bancos que concentra mais de 80% dos ativos do país, a compra do Bradesco custou 17,6 bilhões de reais, a liderança do setor é  do Banco do Brasil, seguido por Itaú (que também a poucos anos comprou o Unibanco), em terceiro agora está o Bradesco, justamente devido aquisição do Hsbc, ultrapassando a Caixa.

Aviação

Duopólio

   É uma prática de mercado no qual apenas dois grupos ou empresas concentram produtos ou serviços. E esses produtos ou serviços demandam de uma grande quantidade de compradores.

   No Brasil podemos destacar ao menos dois setores como aviação bebidas não alcoólicas no qual TAM e Gol, Coca-Cola e Pepsi respectivamente possuem grande parte do mercado, sem ter uma terceira de mesma força no mercado.

Aviação

   O setor de aviação comercial, que antigamente era um monopólio da Varig, hoje está dividido entre 4 companhias areas, desde 2006 após a falência da Varig, a TAM passou a liderar o setor. E hoje junto com a GOL detém mais 70% do mercado.  No ano de 2012 a GOL comprou a Webjet, diminuindo concorrência e aumentando participação de mercado. 

Bebidas Não Álcoolicas

   Duas multinacionais norte americanas dominam o setor de bebidas não alcoólicas no mercado, são empresas tão competitivas em que possuem versões que competem diretamente com seu concorrente, exemplo a Coca tem a Fanta a Pepsi a Sukita, ambos refrigerantes de laranja e uva.

   Além dos tradicionais produtos, nos últimos anos lançaram uma linha light seja nos próprios refigerantes seja nos sucos. São empresas que dispõe variedade e qualidade.  

bottom of page