Estruturas de Mercado
Monopólio
Ocorre quando existe apenas um fornecedor em determinado setor da economia, onde não exista substitutos próximos para os produtos que eles fornecem, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita. Este único fornecedor tem em suas mãos a vantagem de impor o preço de suas mercadorias, ficando, entretanto, sujeito ao nível de vendas dele decorrente. Ele tem, salvo casos específicos, um domínio de tal maneira do setor em que atua tornando-se “dono” do mercado, e por este motivo, não é muito querido por grande parte dos consumidores.
Um exemplo de monopólio brasileiro Petrobras (combustíveis e energia elétrica) por ser a única no país controla seu mercado principalmente em relação aos combustíveis gasolina, etanol e diesel;
Ambev (companhia de bebidas das Américas) fundada em 2000 pela união da Brahma e Antarticta, hoje com cerca de 30 marcas entre alcóolicas e não-alcóolicas, domina o setor de cervejas com marcas como Skol, Polar, Bohemia, Budweiser entre outras, Votorantim (construção cívil) por ser dono das jazidas de bauxita, cascalho entre outros minerais.

Petrobras fundada em 1953 pelo então presidente Getulio Vargas. Ultimamente em pauta pelas denúncias de fraude, teve desvalorização principalmente no preço das ações, apesar dissso, ainda é nossa única produtora combustível no país, independente da bandeira do posto, a gasolina o diesel e o etanol são da petrobras.
É um exemplo claro de monopolista, embora seja uma estatal com econômia mista, não existe nenhum concorrente dentro do Brasil.


Ambev é uma empresa que embora ter sido fundada em 2000, já controla o mercado de bebidas, é uma companhia que controla um grupo de marcas de cervejas no Brasil, em uma pesquisa realizada no começo de 2014 apontou que 67,5% do mercado cervejeiro pertencia a Ambev.
Atualmente a Ambev tem operações em 18 países: Brasil, Canadá, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, Cuba, Equador, Peru, El Salvador, Nicarágua, Saint Vincent, Dominica e Antigua.
Além de produzir cervejas, a Ambev também é responsável pelos produtos da Pepsico no Brasil, entre eles Pepsi, Guaraná Antárticta, Sukita, Teen, H20H, Lipton Ice Tea, Gatorade. O contrato com a Pepsico vence em 2017, com renovações automáticas por prazos adicionais de dez anos. Adicionalmente, temos contratos de franquia com a Pepsi na Argentina, Bolívia, Uruguai, Peru e República Dominicana.
A Ambev foi condenada pelo Cade por exigir exclusividade ou redução na comercialização de produtos concorrentes a pontos de venda. A multa de quase R$ 353 milhões, entre outras penalidades. O processo contra a Ambev foi instaurado a partir de denúncia apresentada pela concorrente Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes S/A.
Embora conhecida por ser a empresa que detem o controle de cimento no Brasil, os negocios da Votorantim vão além incluem celulose, papel, mineração e também no ramo financeiro, com o Banco Votorantim.
No ramo de cimento no qual exerce monopólio possui 40% do mercado, no Brasil, porém exporta para vários países.
Em 2014, recebeu uma multa de R$ 3,1 bilhões por formação de Cartel, o CADE determinou que algumas das empresas vendam parte de seus ativos (fábricas e máquinas), medida que visa permitir a entrada de novos concorrentes nesse mercado.

Nestlé fundada em 1905 na Suiça, é uma empresa que domina o setor de alimentícios no Brasil. Conta com um leque de produtos enorme que vai desde alimentos infantis, chocolates, biscoitos, cerais, é uma marca que que se faz presente em quase todas refeições, além disso em 2001 após uma fusão com uma empresa de rações passou a contar com mais esse produto Purina cães e gatos.
Embora ser uma das três empresas que mais vendiam chocolate no Brasil em 2002 comprou a Garoto, com incorporação ultrapassaria a então líder Lacta, totalizaria aproximadamente 60% do mercado de chocolates. Em 2004 o Cade vetou o negócio em defesa da concorrência que seria praticamente extinta no ramo de chocolates onde restaria apenas a Lacta, com uma fatia menor de mercado.