top of page

Concorrência Monopolistica

   Concorrência monopolística, é um tipo de concorrência imperfeita em que são produzidos produtos distintos, porém, com substitutos próximos passíveis de concorrência, não exercendo um monopólio e não vivendo a situação de concorrência perfeita, por isso esse tipo de estrutura de mercado é considerada intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio.
   Dessa forma, cada organização apresenta algum poder de mercado que acaba por persuadir o preço dos seus próprios produtos ou serviços. Assim, esse produto particular é diferenciado dos produtos dos outros concorrentes.


 

Bebidas

   No mercado de bebidas, nos deparamos com um exemplo de Concorrência Monopolistica, visto que é um segmento que permite muitas variavéis ao consumidor, se o preço de um  determinado produto mudar a demanda de outro tende a aumentar, mesmo que esse outro não seja um produto igual ao ou outro. Se o preço da Spritte subir e o preço do H20H se manter constante, existe uma oportunidade de ter sua procura aumentada. Embora não sejam iguais um é um refrigerante o outro agua com sabor ou tônica; Mesmo sendo produtos heterogeneos podem ser substitutos.

Competição Monopolistica a Longo Prazo

   No longo prazo, o lucro atrairá novas empresas. A medida que há novas empresas, a curva de demanda da empresa se deslocará para baixo, reduzindo seus lucros a zero, ou seja, o custo médio será igual ao preço (P*=CMe). Porém a empresa ainda tem poder do monopólio, porque ela é a única produtora de sua marca e por isso a curva de demanda tem uma inclinação descendente. Na prática, as empresas têm custos diferentes uma das outras, seja por causa da tecnologia ou da mão de obra empregada, e por isso algumas se sairão sobre as outras e terão um pequeno lucro.

Competição Monopolistica a Curto Prazo

   Este gráfico mostra o equilíbrio de curto prazo para uma empresa qualquer inserida na concorrência monopolística. Como o produto dessa empresa difere dos demais, a curva de demanda é decrescente, e consequentemente é sua receita marginal. A quantidade q* capaz de maximizar o lucro encontra-se no ponto de intersecção das curvas de receita marginal e custo marginal (RMg=CMg). Como o preço P* (preço ótimo) é maior que o CMe* (custo médio ótimo), a empresa tem lucro, representado pela área sombreada.

bottom of page