top of page

Concorrência Perfeita

   É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio. É um mercado "atomizado", pois é composto de um número expressivo de empresas, como se fossem átomos.

   Nesse tipo de mercado devem prevalecer ainda as seguintes premissas: 

  • Produtos homogêneos: Não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes.

  • Não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado.

  • Transparência do mercado: Todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  É um tipo de concorrência abstrata, na qual as empresas seriam todas de mesmo porte, produziriam produtos homogeneos, necessitariam de mais qualidade tanto nos produtos quanto no atendimento para se diferenciar no mercado, mas essa diferenciação seria apenas na eficacia e eficiência. 

  Tornaria o mercado mais competitivo, e daria mais poder de escolha ao consumidor.

  Por exemplo, imagine se contasemos com 20 empresas para prestar os serviços de telefonia, em preimeiro lugar os os preços diminuiriam por uma lógica de mercado. A qualidade teria de ser aumentada, para ser um diferencial em relação aos concorrentes. 

  Teriamos serviços de maior qualidade por um menor preço.

Curva da Demanda

  A curva da demanda, do ponto de vista da empresa perfeitamente competitiva, tem a configuração de uma reta (gráfico b), mostrando o preço estabelecido pelas forças de mercado (gráfico a), e todas as firmas componentes desse mercado tornam-se tomadoras de preço. Nenhuma firma isoladamente tem condições de alterar o preço ou praticar preço superior ao estabelecido no mercado. Ela possui uma pequena participação no mercado (é um "átomo"), e sua atuação não influenciará o preço de mercado por não dispor da quantidade suficiente. Contudo, a esse preço dado pelo mercado, ela poderá vender quanto puder, limitada apenas por sua estrutura de custos.

  Os produtos agrícolas são ótimo exemplo de mercado de concorrência perfeita por serem homogêneos, ou seja, independente do local da produção o bem é praticamente igual. Há muitos produtores agrícolas e muitos compradores, uma vez que os produtos agrícolas são parte do item alimentação, essencial para os indivíduos

 Uma empresa isolada, não afeta a oferta e nem o preço de equilíbrio devido aos grandes números de empresas. Através de um exemplo podemos imaginar um produtor agrícola. Quando ele colhe seu produto para ofertar no mercado não é ele quem define o preço da mercadoria, pois o preço é definido no mercado. Então, mesmo que ele queira vender a um preço mais alto não irá conseguir, pois haverá produtores ofertando ao preço mais baixo, definido no mercado.

bottom of page